terça-feira, 14 de junho de 2011

O QUE TEM POR AQUI?


Depois de muito rodar aqui e ali e conversar com muitas pessoas ligadas ao meio de scooters antigas (Vespas,Lambrettas),restauradores,mecânicos,colecionadores,lojas do ramo,vespistas e lambreteiros percebi o quanto é difícil pro mercado brasileiro sobreviver.Temos que partir do principio que a Piaggio nos abandonou desde que parou de fabricar no pais, modelos de vespas aqui são muito poucas em vista da quantidade de modelos que foram importados ou lançados pela Piaggio.


 
As Vespas que chegaram em terras brasileiras foram: A Vespa FARO BASSO 125 de 1954( foto acima) que vieram importadas  é muito rara e poucas vezes se vê em encontros de carros antigos essa virou peça de colecionador não se encontra em qualquer lugar.




A Vespa(VB1T) M3 e M4 ainda se encontra muitas para venda em
diversos preços e estados de conservação essa quantidade devesse a alta venda
na época pela Panauto S.A., empresa sediada em Santa Cruz




Tem uma M4 que saiu com o velocímetro em formato de concha diferente das outras que tem o velocímetro quadradinho.A unica que vi não teve um final feliz.





A Vespa 150 Super é um modelo que por sua vez vendeu poucas
unidades mais encontramos algumas para venda ou em passeios. Encontramos dois
modelos  VNC1T  farol redondo e VBC1T farol trapezoidal.







Diferem-se também pelo velocímetro uma usa em formato de concha e o outro em formato oval.
A Vespa 150 SUPER VBC1T já são com roda aro 10"mais a  modelo VNC1T
representa a ultima Vespa que utiliza rodas aro da roda 8”e  possui auto lube  com visor como na VESPA PX esse modelo é mais raro e difícil dever por ai.



Outro modelo raro que poucas pessoas viram por aqui com  poucas unidades é a Vespa RALLY(VSE1T) que é
parecida com a SUPER mais seu farol é maior e redondo suas características são
parecidas com a PX  no que diz respeito a
seu porta luvas(ou porta ferramentas),seu step serem no mesmo lugar de que sua
sucessora PX, sem deixar de mencionar que ela é 200cc virou peça de
colecionador.

Um modelo que tem aparecido por aqui é as Vespas de 50 cilindradas smallframe segundo informações sabe se da existência de 6 unidades em solo nacional. Uma delas foi vista numa padaria carioca o exemplar da década de 1970 o modelo 50 SPECIAL constava no
catálogo junto com a 150 Super e a RALLY 200 como relata o blog Motonetas e Afins.


foto do blog Motonetas e Afins  http://motonetaseafins.blogspot.com.br/2016/01/sao-paulo-da-cafe-minas-da-leite-e-vila.html

Agora para finalizar vem a Vespa PX (VSX1T) 200cc modelo referente a Vespa P200E que vendeu horrores por nosso pais como diz o vocabulário popular "arrebentou a boca do balão".



O interessante é que as primeiras de 1986 tem  como referencia de modelo no chassis VSX1T como na Itália a partir de 1987 aparecem a VXX1T e VSS1T. Tal fato rendeu grandes duvidas em um fórum de Vespistas norte americanos modernvespa.com onde um colecionador comprou uma Vespa PX brasileira na Bolívia a conversa pode ser acompanhada nesse link: http://modernvespa.com/forum/topic55444

 Acredito que essas Vespas possam ter tido o chassi fabricado aqui no Brasil. Outro fato curioso é o farol quadrado da nossa PX, no modelo Italiano é rendendo. O farol quadrado na PX só saiu no Brasil e na Indonésia.
Acredita-se que o projeto original da PX seria com esse farol, mas antes do  lançamento optaram pelo redondo, prova disso seria a replica gigante da Vespa PX na Itália com o tal farol que a gente já conhece muito.




Vespa PX é a mais fácil de encontrar em nosso país, vai ver que é por esse
motivo restauradores e colecionadores não ligam muita para ela. Mais mesmo
tendo tantas está cada dia mais difícil de se ver pelas ruas. Ela foi a
salvação de muitos que gostam da Vespa para passear ou ate mesmo usar no dia a dia,
sem a PX no Brasil com certeza não haveria passeios ou ate outros eventos.
Com o encerramento das atividades da empresa Piaggio as terras brasileiras ficou por muitos anos difícil e caro de se ter uma Vespa mesmo um tempo depois com a vinda da Vespa PX 150 Originale que já vinha com o farol redondo não facilitou muitos para os adoradores da Vespa .





Hoje com a globalização e a internet facilitou a compra de peças de recambio e acabou forçando aos vendedores de peças do Brasil a diminuírem seus preços sem falar na facilidade de encontrar diversas peças que antes eram raras e hoje são muito mais fáceis de encontrar e com preços variados e acessíveis. Mesmo com essa melhora infelizmente o Brasil não participa desse grande crescimento de passeios encontros eventos ligados ao mundo da Vespa.A quantidade e variedade de modelos la fora é muito grande sem falar na facilidade de se comprar uma  e encontrar os mais diversos modelos. Ficamos chupando dedo em ver aqueles encontros com filas quilométrica de scooters sem falar no Vespa world days maior encontro de Vespas que rola mundo a fora.





Acredito que esse grande procura por vespas scooter no mundo se deve a moda retro e aos alemães da SIPSCOOTERSHOP mostrando para essa nova geração que gostar de Vespa não é coisa só de pessoas mais velhas,com essa mentalidade os outros países Europeus se renderam a essa idéia sem falar nos E.U.A,Japão, países asiáticos e outros.

Com certeza somos menos favorecidos e poucas pessoas andam de Vespa no Brasil por diversos motivos, mais ainda ha algumas pessoas que resistem fazendo encontros,passeios, conservão,restaurão e gostam da velha motoneta eu me incluo nesse pequeno grupo brasileiro.Apesar de algumas vezes ficar chateado e seguir por esse caminho horas acompanhado e horas só, assim mesmo sigo meu caminho com minha Vespa não importa como e com quem...










5 comentários:

  1. Interessante essa postagem, nunca tinha ouvido falar que havia Vespa 98 no Brasil. São bem raras na Europa, o que dizer aqui. Gostei também da descrição da Vespa 150 Super, aqui no Rio já vi parada numa coleção uma dessas de farol redondo com autolube, autêntica mosca branca.

    Sobre conhecer outros vespistas e lambrettistas envolvidos com eventos de scooters clássicas, recomendo o Fórum Motoneta Brasil: http://motonetabrasil.com.br/

    Abraço,
    Leo
    http://motonetaseafins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Na verdade errei no modelo a vespa que tem aqui no Brasil é a 125 de 1954 que foi importada vi uma em São Paulo numa loja que trabalha com motos antigas e raras e outra que estava a venda em Aguas de Lindoia.Essas Vespas foram importadas.Fiz a correção na postagem,muito obrigado pela ajuda!...

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana! Vespas e lambretas, como não admirar?

    ResponderExcluir