Depois de muito rodar aqui e ali e conversar com muitas
pessoas ligadas ao meio de scooters antigas
(Vespas,Lambrettas),restauradores,mecânicos,colecionadores,lojas do
ramo,vespistas e lambreteiros percebi o quanto é difícil pro mercado brasileiro
sobreviver.Temos que partir do principio que a Piaggio nos abandonou desde que
parou de fabricar no pais, modelos de vespas aqui são muito poucas em vista da
quantidade de modelos que foram importados ou lançados pela Piaggio.
As Vespas que chegaram em terras brasileiras foram: A Vespa FARO BASSO 125 de 1954( foto acima) que vieram importadas é
muito rara e poucas vezes se vê em encontros de carros antigos essa virou peça
de colecionador não se encontra em qualquer lugar.
A Vespa(VB1T) M3 e M4 ainda se encontra muitas para venda em
diversos preços e estados de conservação essa quantidade devesse a alta venda
na época pela Panauto S.A., empresa sediada em Santa Cruz
Tem uma M4 que saiu com o velocímetro em formato de concha
diferente das outras que tem o velocímetro quadradinho.A unica que vi não teve
um final feliz.
A Vespa 150 Super é um modelo que por sua vez vendeu poucas
unidades mais encontramos algumas para venda ou em passeios. Encontramos dois
modelos VNC1T farol redondo e VBC1T farol trapezoidal.
A Vespa 150 SUPER VBC1T já são com roda aro 10"mais a modelo VNC1T
representa a ultima Vespa que utiliza rodas aro da roda 8”e possui auto lube com visor como na VESPA PX esse modelo é mais raro e difícil dever por ai.
parecida com a SUPER mais seu farol é maior e redondo suas características são
parecidas com a PX no que diz respeito a
seu porta luvas(ou porta ferramentas),seu step serem no mesmo lugar de que sua
sucessora PX, sem deixar de mencionar que ela é 200cc virou peça de
colecionador.
catálogo junto com a 150 Super e a RALLY 200 como relata o blog Motonetas e Afins.
Agora para finalizar vem a Vespa PX (VSX1T) 200cc modelo referente a Vespa P200E que vendeu horrores por nosso pais como diz o vocabulário popular "arrebentou a boca do balão".
O interessante é que as primeiras de 1986 tem como referencia de modelo no chassis VSX1T como na Itália a partir de 1987 aparecem a VXX1T e VSS1T. Tal fato rendeu grandes duvidas em um fórum de Vespistas norte americanos modernvespa.com onde um colecionador comprou uma Vespa PX brasileira na Bolívia a conversa pode ser acompanhada nesse link: http://modernvespa.com/forum/topic55444
Acredita-se que o projeto original da PX seria com esse
farol, mas antes do lançamento optaram pelo redondo, prova disso seria a
replica gigante da Vespa PX na Itália com o tal farol que a gente já conhece
muito.
Vespa PX é a mais fácil de encontrar em nosso país, vai ver que é por esse
motivo restauradores e colecionadores não ligam muita para ela. Mais mesmo
tendo tantas está cada dia mais difícil de se ver pelas ruas. Ela foi a
salvação de muitos que gostam da Vespa para passear ou ate mesmo usar no dia a dia,
sem a PX no Brasil com certeza não haveria passeios ou ate outros eventos.
Com o encerramento das atividades da empresa Piaggio as terras brasileiras ficou por muitos anos difícil e caro de se ter uma Vespa mesmo um tempo depois com a vinda da Vespa PX 150 Originale que já vinha com o farol redondo não facilitou muitos para os adoradores da Vespa .
Hoje com a globalização e a internet facilitou a compra de
peças de recambio e acabou forçando aos vendedores de peças do Brasil a
diminuírem seus preços sem falar na facilidade de encontrar diversas peças que
antes eram raras e hoje são muito mais fáceis de encontrar e com preços
variados e acessíveis. Mesmo com essa melhora infelizmente o Brasil não
participa desse grande crescimento de passeios encontros eventos ligados ao
mundo da Vespa.A quantidade e variedade de modelos la fora é muito grande sem
falar na facilidade de se comprar uma e
encontrar os mais diversos modelos. Ficamos chupando dedo em ver aqueles
encontros com filas quilométrica de scooters sem falar no Vespa world days
maior encontro de Vespas que rola mundo a fora.
Com certeza somos menos favorecidos e poucas pessoas andam
de Vespa no Brasil por diversos motivos, mais ainda ha algumas pessoas que
resistem fazendo encontros,passeios, conservão,restaurão e gostam da velha
motoneta eu me incluo nesse pequeno grupo brasileiro.Apesar de algumas vezes
ficar chateado e seguir por esse caminho horas acompanhado e horas só, assim
mesmo sigo meu caminho com minha Vespa não importa como e com quem...
Interessante essa postagem, nunca tinha ouvido falar que havia Vespa 98 no Brasil. São bem raras na Europa, o que dizer aqui. Gostei também da descrição da Vespa 150 Super, aqui no Rio já vi parada numa coleção uma dessas de farol redondo com autolube, autêntica mosca branca.
ResponderExcluirSobre conhecer outros vespistas e lambrettistas envolvidos com eventos de scooters clássicas, recomendo o Fórum Motoneta Brasil: http://motonetabrasil.com.br/
Abraço,
Leo
http://motonetaseafins.blogspot.com/
Na verdade errei no modelo a vespa que tem aqui no Brasil é a 125 de 1954 que foi importada vi uma em São Paulo numa loja que trabalha com motos antigas e raras e outra que estava a venda em Aguas de Lindoia.Essas Vespas foram importadas.Fiz a correção na postagem,muito obrigado pela ajuda!...
ResponderExcluirnice post. Greeting from VIetnam
ResponderExcluirThank you!!!
ExcluirMuito bacana! Vespas e lambretas, como não admirar?
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