segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Maurício


2010 foi o ano da reviravolta, quando eu pensava que não ia acontecer nada mais no assunto Vespa na minha vida der repente tudo mudou!!!
Tudo foi muito rápido hoje paro para pensar e fico impressionado o mais importante é que com toda esse mudança consegui a amizade de uma pessoa que a muito tempo venho tentando mais não conseguia...

Depois de um puta tombo que levei com a Petúnia quebrei o pedal de partida isso era 2001, rapidamente corri para o mecânico da cidade vizinha. Chegando lá ele não tinha o pedal original só do paralelo um de alumínio pintado de preto, não tive outra saída comprei o tal do pedal.

Mostrei o pedal para meu pai que era ferramenteiro olhou para o pedal e me disse que estava desalinhado e que se fosse eu iria trocar, mas se fosse colocado e quebrasse o mecânico deveria trocar. Coloquei o pedal mesmo assim, foi dito e feito o pedal rodou em falso comendo o cancaixe que trava ele, rapidamente chamei meu pai para ir comigo trocar o pedal, pois o único meio de transporte que possuía era a vespa.

Chegando lá o mecânico se recusou em fazer a troca ocasionando um pequeno desentendimento entre ele e meu pai, pois esse mecânico foi indicado pelo meu pai e eles se conheciam já fazia um tempo.
Novamente não tive alternativa tive que pegar outro pedal do paralelo só que alinhado.
Coloquei o outro na vespa dei umas voltas por um tempo só que não durou muito aconteceu à mesma coisa com o pedal. Fiquei na mão o pedal era fundido no Brasil e o alumínio utilizado era mole.

Nessa situação veio à luz no fim do túnel lembrei-me do pai do rapaz que me influenciou a comprar uma Vespa mais já fazia muito tempo que não o via , única coisa que sabia é que ele não mexia mais com Vespas e que estava vendendo todas as peças que ele tinha.
Cheguei a casa e quando o vi percebi que já estava muito velho e com problemas de saúde, perguntei se ele tinha um pedal original da vespa, ele me disse que não,mais queria me vender dois baldes de peças de motor de vespa por um preço barato para época eu disse que não (me arrependo de não ter comprado),quando já havia perdido as esperanças ele se lembrou de um cara que tinha Vespas e que ele poderia ter peças para venda, agradeci ao mecânico sem saber que seria a ultima vez que o viria, pois um tempo depois veio a falecer.

Fui ao tal lugar onde o rapaz residia chamei pelo interfone uma voz grossa me perguntou o que eu queria respondi que procurava um pedal de vespa original, me perguntou quem havia falado dele expliquei quem era então me pediu para esperar.
Demorou um pouco ele abriu o portão com o pedal na mão de cara fechada curto e grosso me falou o preço. Corri para casa buscar o dinheiro,voltei a casa dele entreguei o dinheiro ele como sempre curto e grosso me disse que tinha outra peças para venda, e sem muita conversa se despediu e fechou o portão. Depois que ele fechou o portão tive a impressão que ele entendia muito de vespa, não sei explicar só de conversar com uma pessoa já consigo perceber se ela entende ou não de Vespas nunca confiei em nenhum mecânico ate no pai do colega meu que por muitas vezes quis mexer no motor da Petúnia.



Nossa não deu outra o pedal original é outra conversa ele é perfeito só quebra se você tomar aquele tombo e mesmo assim capaz de não quebrar...

Vespa Branca

Desse dia em diante não larguei mais do pé desse rapaz chamado Mauricio
Qualquer problema que a Petúnia tinha (olha que foram muitos) corria perguntar para ele o que fazer mesmo ele sendo grosso ou não querendo muita conversa. Na verdade ele queria que eu andasse com minhas próprias pernas e pra quem tem Vespa não tem outra alternativa.

Ele gostava muito de Vespa já chegou a ter três(3) ao mesmo tempo vendeu tudo e só ficou com uma M3 1961 de um grande amigo dele já falecido.







Modelo:............................. M3
Ano de Fabricação:...........1961
Cilindrada:..........................145,6 cc
Diâmetro x Curso:.............  57 x 57 mm
Taxa de compressão:........  1 : 6,3
Velocidade máxima:........... 80 km/h
Marchas:.............................3
Bateria:...............................6V - 7A
Pneus:................................3,50 x 8”
Consumo:...........................42km/litro
Mistura Gasolina/óle:..........1:20
Autonomia:.........................395km
produzida: Panauto S.A., empresa sediada em Santa Cruz
 no antigo estado da Guanabara (hoje Rio de Janeiro)





Com o tempo de tanto ver eu pra cima para baixo com a Petúnia resolveu comprar uma Vespa pra ele. Comprou de um velho conhecido nosso que foi mecânico de Vespa de uma revenda de Vespa em Itu a MAVEL, um tempo depois ele me apresentou esse mecânico o Gilberto conhecido RATÂO, sem duvida um dos melhores mecânicos de Vespa que já conheci sabe tudo e mais um pouco, uma pena que não mexe mais com Vespas e já faz um bom tempo que tem um deposito de bebidas em Itu.O Ratão praticamente fez tudo na petúnia suspensão,caixa de direção, cambio e motor.

A Vespa que o Mauricio comprou do Gilberto é uma Vespa PX200 S,que tinha motor pra fazer e um amassados.Mauricio fechou os olhos para isso e me disse-vou andar ate ela não aquentar mais quero ela pro dia a dia.Com o tempo ele fez o motor e hoje a sua Vespa PX 200 S anda muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário