domingo, 13 de junho de 2010

A historia continua



Ao olhar essa foto pensaram que se trata de uma Vespa PX, mas na verdade é uma Stella uma scooter montada e distribuída nos E.U.A.pela Genuine Scooter Company .Para entender melhor essa historia temos que ir diretamente a fonte.
O modelo PX hoje é fabricado pela empresa L.M.L.(Lohia Machinery Limited) uma empresa da India que por algum tempo trabalhou em conjunto com a Piaggio.Em 1986, LML iniciou uma joint venture com a fabricante de scooters Piaggio, através do qual a empresa italiana vendeu a sua Vespa modelo PX para o mercado indiana, hoje a empresa indiana tem autonomia para fabricar a PX.





A Piaggio encerrou a fabricação das Vespas clássicas,essa atitude pode ser um pouco estranha mas compreensível, a Piaggio fabrica modelos de Vespas mais modernas com motor quatro(4)tempos que poluem menos e os modelos antigos como a PX não se encaixavam nas normas da European emission Standards é a norma Européia que define limites aceitáveis para as emissões de escape dos veículos novos vendidos na UE os Estados membros. As normas de emissão são definidos em uma série de diretivas de a União Europeia encenar a introdução progressiva de normas cada vez mais rigorosas. Tornou se inviável a fabricação de scooters com motor dois (2) tempos que poluem mais, com isso a produção da Vespa PX pela Piaggio chegou ao fim em 2007.

Genuine Scooters Company foi formada para importar a scooter para o mercado dos Estados Unidos e para atender o mercado americano a L.M.L. melhorou o acabamento de suas scooters dando vida nova a nossa querida PX assim a Vespa ganhou o nome de STELLA.

Engraçado é pensar que um mesmo veiculo tenha nomes diferentes,fabricantes diferentes e relançado em épocas diferentes, com certeza a scooter PX é um modelo sem igual e para alegria de seus adoradores essa historia não teve um fim!

Click nesse link a baixo para saber diferenças e semelhanças nas duas Scooters:
http://www.provoscooter.com/px150/stellavspx.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário