quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vou me apresentar a todos...





Vocês devem estar pensando que raio de blog é esse do que se trata, na verdade nunca me interessei por blogs, mas de uns tempos pra ca tenho procurado todo tipo de informação sobre scooters Vespa ,é sim ! Aquelas famosas scooters italianas conhecidas no mundo inteiro. Acompanho alguns blogs principalmente um de Portugal de um cara que há pouco tempo comprou uma LML Star Deluxe a irmã gêmea da Vespa.Nesse blog ele conta como se fosse um diário tudo que acontece com ele e sua companheira de duas rodas,suas alegrias e dificuldades de se ter uma oldscooter.Lendo seu blog acabei me identificando com alguns fatos do tipo cabo da embreagem que arrebenta,luz do pisca que não acende coisas do tipo...

Mas você ainda se pergunta o que eu tenho haver com isso, é simples sou proprietário de uma Vespa PX 200 E, branca, carinhosamente apelidada por “Petúnia” ai vem à pergunta - Isso é nome de Vespa!!! E nem me pergunte de onde veio esse nome foi por um acaso que surgiu e pegou entre as pessoas que me conhecem, ou melhor, que a conhecem.


Normalmente as pessoas fazem blogs como diários ou fonte de informações eu, por exemplo, tenho que resgatar o passado para contar tudo ou quase todo que tenho passado junto a Petúnia e ao mesmo tempo narrar fatos novos. Então decidi vou procurar contar coisa passadas juntos com fatos recentes e ao mesmo tempo colocar informações sobre o mundo que envolve o mundo das Scooters Vespa.

Passou pela minha cabeça escrever sobre o tempo em que toquei numa banda de hard-core melódico durante 14 anos, mas não tem jeito a Petúnia esteve mais presente marcou fatos da minha vida sem que eu percebe-se durante onze (11) anos que tenho ela.

Ao contar essa historia de amor e ódio você vai se perguntar por que não vende ela, eu lhe respondo...

. -Dentre muitos acertos e desacertos percebi que a vida é assim e só quem tem uma moto dessas sabe o quanto ela é cativante parece ate um organismo vivo, ela tem seus dias bons e dias ruins precisam de atenção e paciência, mas proporciona algumas alegrias. Com ela percebi o quanto as pessoas desistem fácil das coisas pessoas, animais e maquinas é só lhe dar trabalho que pronto vou me desfazer disso. Fora que essas mesmas pessoas não aceitam o que não é comum,por muitas vezes ao passar com a Petúnia pela rua as pessoas apontam,riem ou pensam o que é isso, muitas vezes me sinto um ET saindo da espaço nave.Infelizmente a maioria acompanha o outro ou a mídia,todos andam da mesma forma não aceitam o que não esta na moda.

Ao ler os fatos narrados nesse blog vai perceber que tem nomes de pessoas que vão e vem como se fossem personagens, pra uma pessoa que mora numa cidade como Salto tendo como meio de transporte uma Vespa fabricada em 1986 não tem muitas opções, muitas vezes tenho que recorrer às mesmas pessoas sempre.

Bom! Espero que gostem, ta certo que Vespa não é um assunto que interesse a todos, mas quem sabe não se identifique de alguma forma...

Vespa PX no Brasil:



Apresentada em Outubro de 1977 como a “Vespa do futuro”, a PX cumpriu perfeitamente esse desígnio durante trinta anos, movida por um motor á dois tempos em várias versões (125, 150 e 200 cc).
Ao longo da sua carreira, a PX foi sofrendo algumas pequenas atualizações, como o freio de disco dianteiro ou o sistema de partida elétrica, mas mantendo-se sempre fiel à tradição Vespa, da qual era a mais legítima representante.
Há trinta anos a fabricante italiana de motos Piaggio lançava a Vespa PX, e para comemorar esta data foi lançado uma edição especial e limitada de somente mil unidades da sucessora desta moto com o nome P125X “30 anni”,e vejam so a ultima PX da Piaggio é branca como a Petúnia.

A Vespa PX consegue manter-se altiva e desejada no mercado moto ciclístico, ao longo de todos estes anos, conservando toda a essência e caráter da Vespa original lançada em 1946 com um estilo inconfundivelmente italiano. Foram mais de 40 modelos diferentes com cilindradas que variaram de 80cc até 200cc, totalizando mais de três milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
No Brasil a PX veio aparecer em setembro de 1985 a Piaggio, em parceria com as brasileiras Caloi e B. Forte, voltaria a produzir no País uma nova Vespa, em versão PX 200E. Resultado de quatro anos de estudos era fabricada em Manaus, AM pela Motovespa do Brasil Ltda. A aparência lembrava a dos antigos modelos, mas o farol tinha linhas retas e o painel trazia requintes como voltímetro e marcador de combustível.
Com motor de 197 cm3 e 12,35 cv a 5.700 rpm, podia atingir 110 km/h segundo a marca. Outras versões se seguiram na linha 1987: uma básica, outra mais esportiva (GT) e a com motor de partida elétrico (Elestart). Em toda a conveniência do estepe na lateral esquerda e de um bom porta-luvas.

Seu sucesso foi grande: chegou a ser o segundo veículo de duas rodas mais vendido do país em 1986 e ameaçou seriamente a vice-liderança da veterana Yamaha. Entretanto, por motivos não esclarecidos até hoje e sem nenhuma explicação a concessionários e consumidores, a fábrica fechou e com ela foi-se a tradicional motoneta no Brasil.a quem diga que a empresa italiana estava sendo prejudicada pelos seus sócios brasileiros e pra piorar sofria pressões do governo que sempre apoiou a Honda.

Em 1998 a Brandy firmou um acordo com a Piaggio e passou a importar da Índia a Vespa 150. Entretanto, o sucesso de outrora não se repetiu, talvez porque scooters modernos tenham recheado as lojas, as ruas e os corações dos adolescentes. O apelo nostálgico, que pouco representa para os mais jovens, não bastou para alavancar as vendas.



Vespa PX 200E (Brasil, 1985)
MOTOR - lateral traseiro; 1 cilindro, 2 tempos, refrigerado a ar. Cilindrada: 197 cm3. Um carburador. Potência máxima: 12,35 cv a 5.700 rpm.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; transmissão direta.
FREIOS - a tambor.
RODAS - 10 pol; pneus, 3,50 - 10.
DIMENSÕES - comprimento, 1,76 m; largura, 695 mm; altura, 1,11 m; tanque, 8 l; peso, 113 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 110 km/h; consumo médio, 27 km/l.

2 comentários:

  1. kkkk, so quem tem sabe como é.
    Tbm tenho uma, só que vermelha, estou a 4 anos reformando, esta dando trabalho pois, boa parte das peças é importada, carburador veio do Vietnã, Painel da Italia, Chicote e quase toda a parte eletrica da India. achei seu blog procurando umas peças pra ela...No Brasil é muito cara as peças o que me desanimou no inicio mas nos ultimo 2 anos so peço coisas de fora.
    Adiciona ai pra conversarmos.
    edersonweber@gmail.com
    derso_weber@hotmail.com

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  2. Pessoal,

    Tenho, desde "zero" uma PX 200 azul ano 86, hoje com 1.000 km originais.
    Deixei muito tempo na garagem do prédio e quebraram o trambulador e o velocímetro. Preciso comprar novos e não estou encontrando. Peço ajuda para encontrar.

    Ricardo
    rlsouza@hotmail.com

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